Skip to main content

Na opinião da Abiove, a lei é “uma medida anti-competição, que fere o livre mercado, pilar central da Constituição Brasileira" (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

A Associação Brasileira das indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) considera que a sanção da lei 13.703/18, que impõe o tabelamento do frete rodoviário em todo o Brasil, é um retrocesso a políticas abandonadas pelo país nos anos 1990. A lei sancionada pelo presidente Michel Temer foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (9/8).

Na opinião da Abiove, a lei é “uma medida anti-competição, que fere o livre mercado, pilar central da Constituição Brasileira, ter se tornado lei é um contrassenso de grandes proporções e um grave precedente para o País. Apresentado como solução após a greve dos caminhoneiros, esse tabelamento na verdade representa um enorme problema para toda a sociedade brasileira”.

Segundo a Abiove, os primeiros cálculos apontam que o tabelamento acarreta alta de custos da ordem de R$ 73,9 bilhões sobre o conjunto da economia, valor superior ao investimento anual do País em infraestrutura. ”Esse montante representa a receita que aumenta para os transportadores e caminhoneiros, que será paga por toda a sociedade brasileira, em especial as pessoas de mais baixa renda.”

>> Temer sanciona nova tabela do frete e veta anistia a multas
>> ABPA diz que tabelamento do frete provoca insegurança jurídica
>> Tabela do frete afeta planejamento e financiamento da próxima safra

A Abiove prevê que o tabelamento do frete vai provocar ainda elevação na inflação (cerca de 0,92 ponto porcentual) para o ano e reduzir a massa salarial real em R$ 20,7 bilhões, impactando o PIB e as exportações.

A entidade lembra que está buscando junto ao Poder Judiciário, em especial junto ao Supremo Tribunal Federal, manifestação rápida para solução do problema.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply