Skip to main content

Livros clássicos e novos para entender um pouco mais sobre a agroecologia  (Foto: Max Pixel/Creative Commons)

 

Reedição de um clássico da agroecologia tropical publicado originalmente em dois volumes na década de 1960, A 'Biocenose do Solo' na produção vegetal & Deficiências minerais volta ao mercado em uma única edição. A obra é talvez a mais importante publicação da Série Ana Primavesi, iniciada em 2016 pela editora paulista Expressão Popular com a biografia Ana Maria Primavesi, histórias de vida e agroecologia, de Virgínia Mendonça Knabben.

Escrito pelo casal Ana e Artur Primavesi, engenheiros agrônomos austríacos radicados no Brasil desde 1948, A 'Biocenose do Solo' foi um dos primeiros estudos brasileiros a analisar a importância do solo como organismo vivo e não apenas como suporte para as plantas, temática que seria o grande mote de toda a vida e obra de Ana Maria Primavesi. Os estudos foram publicados originalmente em 1964 e 1965, época em que o casal lecionava na Universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e traziam ao meio acadêmico brasileiro importantes contribuições de pesquisadores estrangeiros. Até então, não havia na literatura uma obra que tratasse cientificamente a vida do solo e a relação entre seus componentes e a planta. O presente volume traz um prefácio inédito escrito pelo professor da Esalq Adilson Paschoal (ao lado de Ana Maria Primavesi, um dos pioneiros da agroecologia brasileira) e também os prefácios originais de algumas das maiores autoridades mundiais em agricultura, como o francês Andre Voisin e o professor Fritz Scheffer, da Alemanha.

 

Para marcar o lançamento, a obra está sendo vendida a preço promocional juntamente com 'Um Testamento Agrícola'. Neste livro de 1943, o agrônomo inglês Albert Howard relata seu convívio com pequenos agricultores indianos e expõe os princípios da moderna agricultura orgânica, da qual Ana Primavesi é tributária.

Leia também: 
>> 9 livros que falam do Nordeste
>> 16 livros ambientados no campo

 

A tecnologia às vezes pode ser desconcertante. O fato de sabermos que estamos sendo vigiados e monitorados o tempo inteiro nos faz sentir constantemente invadidos. Mas ao ler o livro 'Ctrl+Art+Del – Distúrbios em Arte e Tecnologia', pude ver um outro lado dessa história. Da mesma forma que o autor questiona a tecnologia e seus limites, ele mostra que seu uso pode ser, sim, relevante para a humanidade se feito com boas práticas e real intenção de contribuir para um bem maior.

 

Fábio Oliveira Nunes prova isso por meio de reflexões e análises de trabalhos de web art, instalações interativas e projetos de arte e tecnologia. A lição vale, no entanto, para aplicação em qualquer outra área. Seja na arte, na agricultura, na educação ou em qualquer outro setor, a tecnologia veio para nos ajudar a ser melhores, é só a tratarmos bem.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply