Skip to main content

O ministro da Agricultura Blairo Maggi (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse na terça-feira (7/8) acreditar que até o fim deste mês o Brasil retomará o comércio de carnes com a Rússia. "As nossas áreas técnicas finalmente ajustaram as suas demandas e eu espero que até o final deste mês a gente consiga retomar o nosso comércio", disse durante o 28º Congresso & ExpoFenabrave, em São Paulo.

O ministro contou que na viagem a Johannesburgo, na África do Sul, com o presidente Michel Temer, por ocasião da reunião dos países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – conversou com o ministro da Agricultura russo e, Temer, com o presidente Vladimir Putin.

Maggi disse que foi dado um ultimato aos russos. "Estamos vindo desde novembro neste processo e dissemos que essas são as últimas tentativas. Eu, inclusive, perguntei ao ministro russo se havia qualquer impedimento político para a gente voltar para o mercado e ele me garantiu que não. Que eram somente questões técnicas e essas foram resolvidas", explicou.

O ministro contou da importação de trigo da Rússia. "Até então o Brasil não importava (o cereal do país). Mas foi uma das exigências de comércio múltipla entre os dois mercados", explicou. "Também o mercado de peixes foi aberto, nós liberamos vários frigoríficos deles para mandarem peixes para o Brasil, especialmente o bacalhau. Então, tecnicamente estamos ajustados."

Para o ministro da Agricultura, se os russos não quiserem abrir o mercado deles ao Brasil, que sejam pelo menos claros para o Brasil parar de insistir.

>> Greve dos caminhoneiros e Rússia derrubam exportação de suínos do Brasil
>> Rússia deve dar boas notícias ao Brasil, diz CEO da Minerva Foods

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply