Skip to main content

Após a greve dos caminhoneiros, o mercado disponível de soja começa a ganhar novamente fluidez (Foto: Sergio Ranalli/Ed. Globo)

 

A comercialização da soja da safra 17/18 de Mato Grosso atinge 90% da produção estimada, 3,8 pontos porcentuais acima de julho, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

"Após o cenário de paralisação por parte dos caminhoneiros, nos últimos meses, o mercado disponível de soja começa a ganhar novamente fluidez. Porém, de maneira cautelosa, com algumas negociações pontuais", disse o Imea em relatório divulgado nesta segunda-feira, 6.

Conforme o instituto, o produtor nesse período busca uma melhor margem de lucro, visto que a maior parte da oleaginosa já foi vendida. Já a comercialização antecipada da safra 2018/19 está travada. As vendas, equivalentes a 21,5% da produção esperada, avançaram 0,48 ponto porcentual de um mês para outro. "O principal fator que continua retendo o mercado de soja futura é a indecisão quanto aos custos do frete", explicou o Imea.

>> Guerra fiscal entre EUA e China levará à valorização da soja brasileira
>> Exportação do complexo soja cresce 47,1% em volume e 62,7% em receita

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply