Skip to main content

Segundo a consultoria, cerca de 63% da área cultivada com o cereal já foi colhida na região Centro-Sul, contra 49% da semana passada (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

 

O levantamento realizado pela consultoria AgRural constatou que o Paraná, que até semana passada estava na lanterna da colheita da segunda safra de milho, acelerou os trabalhos nos últimos dias e ajudou a área colhida do Centro-Sul do Brasil a dar um salto de 14 pontos percentuais nesta semana.

Segundo a consultoria, até quinta-feira (2/8), cerca de 63% da área cultivada com o cereal estava colhida na região Centro-Sul, contra 49% da semana passada. “Mesmo assim, ainda há atraso na comparação com os 74% de um ano atrás e os 67% da média de cinco anos.”

Os analistas da AgRural observam que a grande quantidade de lavouras em ponto de colheita e a previsão de chuva para os próximos dias levaram os produtores a acelerar o ritmo dos trabalhos, que avançou 25 pontos percentuais, para 45% da área. “Mas ainda há atraso em relação aos 70% de um ano atrás.”

>> Incerteza logística e quebra de safra dificultam escoamento do milho

Eles comentam que outro estado onde a colheita avançou 25 pontos nesta semana foi Goiás, que chegou a 56% da área. Há um ano, porém, 66% da área já estava colhida. Em Mato Grosso do Sul, em contrapartida, os trabalhos seguem lentos. Na média do estado, 31% da área está colhida, contra 24% uma semana atrás e 54% no ano passado.

Os relatos de campo de Mato Grosso dão conta que os trabalhos já finalizados em áreas mais adiantadas do norte. A colheita chegou a 90% no estado. “Com exceção do leste, que foi afetado pela estiagem, as produtividades relatadas pelos produtores são altas e reforçam a expectativa de boa safra no estado.”

Em Minas Gerais, 43% da área de milho está colhida, contra 56% um ano atrás. São Paulo, por fim, já colheu 50% de sua área de milho e está à frente dos 29% do ano passado, quando os trabalhos foram mais lentos do que o normal.

>> Potencial de etanol de milho é de 3 bilhões de litros em cinco anos

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply