Skip to main content

Tomate grape tem maior teor de licopeno (Foto: Embrapa)

Uma pesquisa feita pela Embrapa em parceria com uma empresa privada resultou em um tomate grape híbrido com maior teor de licopeno e resistência a fungos, além de mais frutos por penca. Chamada de BRS Zamir, a variedade promete maior valor agregado, em função, principalmente, de propriedades nutricionais, informa o Ministério da Agricultura (Mapa).

A principal característica da cultivar é o teor maior de licopeno, que pode ser até três vezes superior. De acordo com o divulgado pelo Mapa, o tomate BRS Zamir pode apresentar até 144 miligramas por grama do fruto. Em outras variedades, esse teor varia de 40 a 90 miligramas por grama.

O licopeno é eficiente no combate aos chamados radicais livres no organismo. “Produtos derivados do tomate como sucos, geleias, molhos e extratos são a principal fonte de licopeno na dieta humana, observa o agrônomo Leonardo Boiteux, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético do tomateiro da Embrapa, conforme o Mapa.

O novo tomate também apresenta tolerância ao fungo oídio, causador de uma doença foliar que atinge plantações protegidas, principal sistema adotado para o segmento de tomate grape. O ataque do fungo, de acordo com os pesquisadores, é tolerado até o fim do ciclo produtivo da planta.

E o número maior de frutos por penca foi resultado do processo de seleção dos materiais, que privilegiou um gene responsável pela maior bifurcação nos cachos, aumentando em até três vezes o número de flores. Segundo o divulgado pelo Ministério da Agricultura, o número de tomates por penca é mais interessante para o produtor do que o tamanho dos frutos.

Segundo a empresa parceira da Embrapa na pesquisa, a Agrocinco, que tem a exclusividade na comercialização, as vendas na última safra foram de 178 mil sementes, equivalente a 162 estufas de 400 metros quadrados. O número equivale a 10% do volume vendido de sementes de tomate grape no Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply