Skip to main content

Indicador do Cepea fechou cotado a R$ 43,36 a saca de 50 quilos na última terça-feira (31/7) (Foto: Iamoix/CCommons)

 

Os preços do arroz no mercado interno tiveram alta em julho, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O indicador medido pela instituição, com base no mercado do Rio Grande do Sul, acumulou alta de 6,56% no mês passado, fechando a R$ 43,36 a saca de 50 quilos na última terça-feira (31/7).

“Com indústrias presentes no mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul e orizicultores vendendo lotes apenas com necessidade de “fazer caixa”, ou direcionando para a exportação, o preço médio do arroz subiu em julho“, diz o Cepea, em nota divulgada nesta quarta-feira (1/8).

>>> Publicado o zoneamento para arroz, girassol e milho
>>> Conab ajusta safra de grãos 17/18 para 228,5 milhões de toneladas
>>> Arroz atinge maior preço nominal desde agosto de 2017

Mas representantes da indústria e comércio atacadista e varejista têm reclamado que não conseguem repassar essa alta no grão, afirmam os pesquisadores da instituição. A percepção durante o mês de julho foi de um ritmo de vendas mais fraco no mês de julho.

“Várias indústrias buscaram lotes de arroz depositado e arroz “livre” (depositado nas propriedades rurais) para repor seus estoques. Para isso, beneficiadoras, tanto do RS como de SP, MG e GO, aumentaram suas ofertas para efetivarem negócios“, diz o Cepea, no comunicado.
Source: Rural

Leave a Reply