Skip to main content

Enxofre no Porto de Santos (Foto: Fernando Martinho/Editora Globo)

 

O maior volume de fertilizantes entregue no mês passado ficou em áreas próximas de portos, diz a INTL FCStone. Na terça-feira (17/7), a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda) reportou que 2,991 milhões de toneladas de adubos foram entregues em junho, 3,8% mais que em igual mês de 2017. "O bom volume parece contraditório quando considerado o atual problema de frete e os diversos reportes de clientes durante esse período, mas a melhora está relacionada às entregas para distâncias curtas, de cerca 200 quilômetros do porto ou de armazéns com estoques nas áreas produtivas", avaliou a consultoria em nota.

A FCStone estima que o volume estocado no início de junho chegava a 7 milhões de toneladas. A consultoria lembrou que no acumulado do ano as entregas continuam 2,3% inferiores às do mesmo período do ano passado. Entre agosto e outubro de 2017, período do ano em que produtores receberam a maior quantidade de fertilizantes, uma média de 4 milhões de toneladas por mês chegou às regiões produtoras do Brasil. "Se a situação dos fretes não for equacionada rapidamente, esse desempenho poderá ser comprometido, principalmente para as áreas produtivas mais longínquas.

"A FCStone também prevê que o custo do frete deve subir "significativamente", com a expectativa de que a nova tabela do frete mínimo, a ser publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não contemple a modalidade de frete de retorno. "Esta situação, em conjunto com o recente aumento dos preços dos (adubos) fosfatados mundialmente, pode repercutir em uma queda de demanda nos próximos meses", disse a consultoria.

>> Incerteza sobre frete limita logística de fertilizantes, diz consultoria
>> Com alta no frete, fertilizante está parado em portos
>> Yara reverte lucro em prejuízo líquido de US$ 211 milhões no 2º trimestre
Source: Rural

Leave a Reply