Skip to main content

Formigas carregam folha para alimentar os fungos do formigueiro (Foto: Miguel Boyayan/Ed. Globo)

 

A Santa Clara Agrociência está lançando o primeiro formicida orgânico para combater uma das pragas de mais difícil controle no campo. Por ser um inseto social extremamente organizado, as formigas causam milhões em prejuízos todos os anos.

De acordo com o coordenador para a América Latina da Santa Clara, Flávio Soares, a maioria dos produtos destinados ao controle de formigas disponíveis no mercado é altamente tóxica, não só em termos de aplicabilidade, mas também para o meio ambiente.

O formicida da Santa Clara, segundo o agrônomo, tem um efeito inverso, pois é totalmente biodegradável. “O produto é 100% orgânico e tem alta eficiência no controle sem contaminar pessoas, animais e o meio ambiente”, diz.

>>> Santa Clara planeja estar entre as 10 maiores empresas de nutrição e proteção vegetal até 2019
>>> Por que o uso de agrotóxicos aumenta o número de pragas, na visão deste pesquisador

A Bioisca, como o produto é chamado, pode ser aplicada em diferentes cultivos convencionais e orgânicos. Flávio explica que, tradicionalmente, o controle de formigas é feito de três maneiras: com a morte da rainha por intoxicação, com a morte da jardineira, formiga que protege o fungo de alimentação do formigueiro, ou então pela eliminação do próprio fungo.

Corpo estranho

“As formigas praticam agricultura. Elas levam as folhas para dentro do formigueiro para alimentar o fungo do qual se alimentam”, diz. O problema, segundo Flávio, é que em sua superorganização as formigas percebem qualquer elemento “estranho” presente nas folhas.

“Quando a formiga percebe que o produto que está levando para alimentar o fungo está contaminado por um agroquímico, causando mortes, ela elimina o produto do formigueiro. Às vezes são necessários até quatro meses para você reaplicar o produto porque ela não vai pegar”, diz Flávio.

>>> GR Responde: como proteger o plantio do ataque de formigas?
>>> Valagro projeta maior participação nos grãos com investimento em bioestimulantes

A Bioisca da Santa Clara, ao contrário, pode ser aplicada sem intervalo em qualquer período do ano, segundo a empresa. O produto foi desenvolvido a partir de uma leguminosa e apresenta na sua constituição princípios ativos de origem orgânica. “São substâncias de defesa presentes na própria planta. Quando aplicamos o produto no formigueiro, a formiga não o percebe justamente porque ele é 100% orgânico.”

O formicida orgânico afeta diretamente as jardineiras, formigas responsáveis por manter intacto o fungo de alimentação. “Se a jardineira não pratica a jardinagem o fungo começa a se infectar porque as formigas estão sempre mantendo o fungo limpo. Sem elas, o fungo é eliminado e a formiga morre de inanição.”

Segundo a Santa Clara, o produto foi avaliado em diferentes setores com excelente resposta. Foram onze anos de espera para a empresa obter o registro no Ministério da Agricultura. “Esse é o único formicida orgânico de tarja branca no mundo. Hoje o produto está disponível apenas no Brasil, mas estamos em início de processo de implantação em outros países que têm o mesmo problema com formigas que temos aqui”, diz Flávio.
Source: Rural

Leave a Reply