Skip to main content

São 700 mil hectares de trigo previsto para esta safra no Rio Grande do Sul (Foto: Nupur Das Gupta/CCommons)

O levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho, mostrou que nesta semana a colheita da soja atingiu 88% dos 700 mil hectares de trigo previsto para esta safra. O ritmo está adiantado em relação aos 80% semeados em igual período do ano passado e empatado com a média de 89% dos últimos cinco anos.

Os analisas da Emater/RS comentam que a implantação da cultura enfrentou dificuldade nos últimos dias, devido à variação das condições climáticas. “Enquanto boa parte do Estado registrou precipitações dentro da normalidade, em termos de volume, outras vêm registrando excesso.”

Segundo eles, as chuvas mais intensas são registradas no quadrante Nordeste, numa faixa que vai de parte do Planalto aos Campos de Cima da Serra. As informações do escritório regional da Emater/RS Passo Fundo dão conta que aproximadamente 85% da área destinada à cultura (50 mil ha) foi semeada até o momento, faltando os municípios no entorno de Lagoa Vermelha.

Os técnicos que atuam na região de Passo Fundo informam que a arrancada inicial da cultura não foi boa devido ao excesso de chuvas, que provocou lixiviação dos fertilizantes e erosão do solo. Já nos Campos de Cima da Serra, as áreas implantadas mais cedo apresentam boa germinação, com boa perspectiva de estabelecimento das plantas.

Nesta semana o plantio parou na região, por causa da alta umidade do solo. “Apesar deste fato, a situação não traz preocupação para o momento, uma vez que o período recomendado para a finalização do plantio segue até o final deste mês”, dizem os técnicos.

Os analistas observam que nas demais regiões produtoras, onde as lavouras estão praticamente estabelecidas, a preocupação não é em relação à ocorrência de chuvas, mas sim se refere à grande amplitude entre as temperaturas mínimas e máximas e à variação da umidade relativa do ar.

Eles explicam que estas são favoráveis à instalação de fitopatologias, o que já foi observado em áreas semeadas no início do período recomendado, conforme relato de técnicos do escritório regional de Ijuí, onde os produtores têm intensificado o monitoramento das lavouras e aplicado os defensivos, para minimizar impactos na produtividade.

>> Pesquisa quer lançar novo trigo resistente a herbicida em dois anos
>> Com chuva, incidência de doenças sobre lavouras de trigo do Sul aumenta
>> Deral: plantio de trigo no PR vai a 78%; colheita de milho safrinha chega a 1%
Source: Rural

Leave a Reply