Skip to main content

Faturamento dos exportadores de carne bovina foi o menor para um mês de junho desde o ano de 2007 (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

As exportações brasileiras de carne bovina registraram o pior desempenho em volume para um mês de junho desde 2011, um resultado influenciado pelo embargos sofridos pelo Brasil e pela greve dos caminhoneiros. É o que avalia a consultoria INTL FCStone, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (MDIC).

Foram “apenas” 54,39 mil toneladas embarcadas, 45,4% a menos que o registrado em junho do ano passado. Só de carne bovina in natura, foram 100 mil toneladas, a menor quantidade desde 2003.

A receita dos exportadores totalizou US$ 278,81 milhões, queda de 33,5% em relação a junho de 2017. É o menor faturamento para um mês de junho desde 2007, de acordo com os analistas da consultoria.

>>> São Paulo vacinou quase 10,8 milhões de cabeças contra aftosa em maio
>>> Embargos reduziram exportações de carne de frango e suína em junho
>>> Alta do preço do milho faz pecuarista reduzir suplementação do gado no PR

“A contração observada nas exportações decorre principalmente das dificuldades de recomposição da produção enfrentadas pelo setor desde a greve dos caminhoneiros entre o final de maio e início do último mês. A paralisação, em primeiro momento, afetou o fluxo de saída das carnes das câmaras frias dos frigoríficos para os portos, para então dificultar o transporte de animais para o abate, levando o setor a um período de estagnação da produção, diminuindo a oferta no mercado interno”, diz, em nota, a consultoria.

No comunicado, a INTL FCStone ressalta ainda que os exportadores brasileiros aguardam o fim do embargo imposto pela Rússia no final de 2017. E que ainda está pendente de definição a política de preços mínimos do frete rodoviário, uma reivindicação dos caminhoneiros em greve e que esta em discussão no governo e no Congresso Nacional.
Source: Rural

Leave a Reply