Skip to main content

Além da cooperação técnica em pesquisa e desenvolvimento agrícola, está prevista a troca de sementes e raças animais (Foto: Fellipe Abreu/Editora Globo)

 

Os ministros da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, e do Vietnã, Ha Kong Tuan, assinaram nesta segunda-feira, 2/7, memorando de entendimento para incentivar maior cooperação nas áreas relacionadas à agricultura.

"O comércio tem que ser ampliado entre as partes e anda quando a parte política decide que deve andar. Daqui para frente os técnicos do Ministério da Agricultura juntamente com os técnicos deles buscarão harmonizar mais a legislação dos nossos certificados fitossanitários e fazer com os negócios aconteçam pelas mãos dos empresários, como deve ser feito", disse Maggi em nota após o encontro.

>> Valor da produção agropecuária recua 2,3% para R$ 552 bi

Segundo a pasta, além da cooperação técnica em pesquisa e desenvolvimento agrícola, está prevista a troca de sementes e raças animais. O ministro considerou a possibilidade de importação de café do Vietnã. "O Brasil não precisa importar a cada instante, mas, em determinados momentos, fazer um blend nas empresas importadoras ajuda a indústria a ser competitiva lá fora. Os países não devem ser hermeticamente fechados porque senão ele fica do tamanho do seu mercado interno", disse Maggi.

A comitiva vietnamita é integrada pelo vice-primeiro-ministro, Vuong Dinh Hue, outros sete vice-ministros, além do vice presidente do banco estatal, Nguyen Thi Hong, e da Câmara de Comércio e Indústria do país, Doan Duy Khuong.

>> Cooperativas agropecuárias do Brasil faturaram R$ 200 bilhões em 2017

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural

Leave a Reply