Skip to main content

 

Criação de suínos (Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

O governo do Estado de Santa Catarina espera em até 30 dias a chegada de uma missão oficial do México para verificar possíveis plantas industriais que poderiam exportar carne suína ao país. Na sequência, o governador catarinense, Eduardo Pinho Moreira (MDB), vai chefiar uma missão ao México com o objetivo de ampliar o mercado. As informações foram confirmadas durante reunião entre governo estadual e representantes da cadeia produtiva de carnes, e divulgadas em nota pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, nesta segunda-feira (2/7).

"Nós exportamos para o mundo todo e agora surge um novo mercado importante: o México. Os mexicanos demonstraram interesse em conhecer as plantas frigoríficas instaladas em Santa Catarina e importar a carne suína produzida no Estado. Este é um grande mercado, que vai favorecer a suinocultura catarinense", disse Moreira.

>> CNA cobra empenho do governo na abertura do México para carne suína

A ideia é que o segmento de suínos siga o mesmo caminho do frango produzido no Estado e ganhe espaço entre compradores internacionais. No caso do frango, os destaques mais recentes foram as negociações com Japão e Coreia do Sul. O secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que o fato de Santa Catarina ser o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação fez com que o mercado mexicano voltasse a atenção para os produtos catarinenses. "O México importa carne suína dos Estados Unidos e Canadá e busca outros mercados com o mesmo status sanitário", afirma Spies também em nota. De acordo com o secretário, um dos objetivos é mostrar a possibilidade de fornecimento da proteína com o mesmo status sanitário norte-americano.

>> México busca diversificar origem das importações após retaliação aos EUA

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural

Leave a Reply