Skip to main content

A demanda crescente da Ásia por grãos secos inspirou a execução do plano (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O Ministério da Agricultura lançou nesta quarta-feira (20/6) o Plano Nacional para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses, como são chamadas as leguminosas secas. Em nota, a pasta diz que as metas do plano são ampliar em 5 quilos per capita/ano o consumo de feijão no país e elevar a exportação de feijões, lentilha, grão de bico e ervilha em 500 mil toneladas anuais até 2028. O plano também prevê incrementar em 20% a produção de variedades diversificadas de pulses, para abastecimento dos mercados interno e externo.

O ministro Blairo Maggi, em viagem à Ásia em 2016, observou a demanda crescente da Ásia por grãos secos, o que inspirou a execução do plano. "Os principais desafios à implementação são aumentar a capacidade de armazenagem; compensar a oscilação de preços, reforçar a sanidade vegetal; estimular o processamento e a industrialização para agregar valor aos produtos e; maior assistência técnica e extensão rural (ATER) pois a maioria dos produtores são de pequeno e médio porte", diz a pasta na nota.

A produção e o consumo de feijão no Brasil variaram pouco nos últimos 10 anos. Em 2011/2012 a produção era de 2,9 milhões de toneladas e na safra passada chegou a 3,3 milhões de toneladas. A exportação de feijões somava 36.164 toneladas em 2012, e, no ano passado chegou a 106.330 t.

>> Fórum discute produção e mercado de feijão em Curitiba
>> Área plantada de feijão sobe 1,1% de fevereiro para março

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural

Leave a Reply