Skip to main content

Na última semana, a demanda industrial enfraquecida pressionou os preços (Foto: Amilton Vieira/Ed. Globo)

 

O acompanhamento de mercado realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) constatou que no acumulado deste ano as cotações da mandioca recuaram 36,3% (em termos nominais).

Segundo os pesquisadores do Cepea, a maior parte da mandioca disponível é de 1 ciclo e tem produtividade agrícola mais baixa, o que tem pressionando a rentabilidade dos produtores.

>>>Colheita em Mato Grosso atinge 6,23% da área, diz Imea
>>>Plantio do trigo chega a 34,1% da área na Argentina

Os analistas comentam que muitos produtores consultados pelo Cepea passaram a postergar a comercialização e consideram a possibilidade de efetuar a poda das lavouras para voltar a entregar no último trimestre de 2018.

Além disso, dizem os técnicos, alguns agricultores interromperam a colheita para priorizar as atividades relacionadas ao plantio, enquanto outros limitaram suas entregas por causa das chuvas, especialmente no início desta semana.

“Por conta da menor oferta, o movimento de queda foi menos intenso entre 11 e 15 de junho. A média nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia ficou em R$ 371,91, valor 0,9% abaixo da média anterior.

No boletim da semana passada, os pesquisadores do Cepea alertavam para a queda sucessivas nos preços da mandioca, que atingiram os menores patamares desde junho de 2016, em termos reais. A demanda industrial enfraquecida pressionou os preços.
Source: Rural

Leave a Reply